Parlamento do Futuro: jovens estudantes apresentam projetos promissores na Assembleia Legislativa e Palácio de Karnak
fev 28, 2024
Concluído com sucesso, o “Parlamento do Futuro” levou 30 estudantes de escolas públicas do Piauí para vivenciarem a rotina parlamentar na Assembleia Legislativa. Participando de todo processo eleitoral, desde a formação do partido político até a eleição e diplomação, os jovens parlamentares alcançaram êxito surpreendente em todas as etapas do projeto.
O deputado estadual, Francisco Limma, presidente da Escola do Legislativo (Elepi), instituição que coordena a execução do projeto, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) destaca que embora seja realizado em outros estados do Brasil, no Piauí o projeto destaca-se por apresentar um formato com diferentes etapas e três dias de vivência parlamentar. “O projeto foi imediatamente abraçado pelo presidente da Alepi, deputado Franzé e gestores das instituições parceiras. É completo e grande no seu intuito de formar cidadãos conscientes e ativos na política e na democracia”, ressalta.
Os estudantes que participaram do programa receberam certificados e medalhas, além de uma experiência única em aprendizado e cidadania. “Estou impressionado com a qualidade de como foi desenvolvido esse processo dentro do projeto Parlamento do Futuro. Nós temos fortalecido muito a educação cidadã, a educação para a democracia na nossa rede estadual de ensino e esse projeto combina muito com isso”, pontua o governador Rafael Fonteles.
Durante três dias, os jovens participaram de oficinas, palestras, debates e votações sobre temas de interesse social, como educação, saúde, segurança, esporte, meio ambiente e tecnologia e apresentaram a defesa de suas propostas nas mais diferentes áreas sociais.
O deputado Limma, acompanhou de perto as atividades e elogiou a performance dos estudantes. “Eles apresentaram ideias inovadoras e relevantes, que mostram a sua preocupação com os desafios da sociedade e o seu engajamento na política. Eles estão semeando a cidadania e aprendendo a importância do papel do legislativo na construção de soluções para o bem comum”, afirmou.
Os projetos de lei elaborados pelos estudantes foram entregues ao governador do estado e aos parlamentares, como indicativos de lei, para que possam ser avaliados, com a possibilidade de serem transformados em lei. Entre as propostas, estão a permissão do uso de celulares nas salas de aula para fins pedagógicos; o incentivo a estudantes carentes aprovados no Enem; a implantação de hortas orgânicas nas escolas; a prevenção e o cuidado com atendimentos psicossociais, entre outras.